Os riscos do Implante Dentário

Categoria: Prevenção das Doenças da Boca
Implante dentário

Implante Dentário

A odontologia vem evoluindo bastante e temos que concordar que os implantes revolucionaram os tratamentos de pacientes com grandes ou pequenas perdas dentárias.

Vamos então definir o que é um implante: É um pino de titânio colocado dentro do osso, abaixo da gengiva e que tem a função de fazer o mesmo papel da raiz do dente. Em cima desse pino o dentista então irá colocar um dente postiço.

Há alguns anos atrás colocar um implante era somente para a elite, mas atualmente vem se popularizando e já vemos clínicas facilitando o pagamento em até 10 vezes sem juros. Acho ótimo que mais pessoas tenham acesso à esse tipo tratamento, mas isso também tem me preocupado bastante, pois a maioria das pessoas não sabem que as doenças da gengiva podem afetar os implantes, que são as mucosites e as periimplantites. Um dos primeiros pré-requisitos para uma pessoa receber o implante é ter saúde bucal e infelizmente nem sempre o paciente que recebe o implante esta saudável.

Tenho recebido pacientes com periimplantite e o tratamento nem sempre tem sucesso, pois não existe ainda um protocolo de tratamento para essa doença, e o resultado infelizmente com o tempo, muitas das vezes, é a perda do implante.

Fica aqui o meu alerta para você que pensa em fazer um implante:  Se a sua gengiva tem os sinais da doença, como por  exemplo, sangramento, em primeiro lugar, antes de procurar um implantodontista , visite um periodontista, que é o dentista que trata de gengiva.

Procure sempre antes de iniciar um tratamento, se informar bastante, e é claro, converse com o seu dentista e tire todas as suas dúvidas. Afinal, não é só no bolso que vai doer se o tratamento não der certo, mas também a sua saúde ficará ainda mais prejudicada.

Um abraço e até o próximo artigo,

Dra.Cristiane Tavares

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

Você também pode gostar de:

Fio dental, usar ou não usar ???

Fio dental, usar ou não usar ???

No dia 04/08/2016 uma matéria no G1 sobre o fio dental me chamou a atenção. Também fui questionada por alguns ...

Categoria: Prevenção das Doenças da Boca

O que saúde bucal tem a ver com qualidade de vida?

O que saúde bucal tem a ver com qualidade de vida?

Uma das funções primordiais do dentista é promover saúde o que significa aumentar a qualidade de vida das pessoas, ...

Categoria: Qualidade de Vida, Saúde Bucal e Envelhecimento Saudável

Você sabe o que é erosão ácida?

Você sabe o que é erosão ácida?

A erosão ácida tem me preocupado bastante. Recebo vários pacientes com este problema. E o mais grave é que os danos ...

Categoria: Erosão Ácida