O que saúde bucal tem a ver com qualidade de vida?

Categoria: Qualidade de Vida,Saúde Bucal e Envelhecimento Saudável


Uma das funções primordiais do dentista é promover saúde o que significa aumentar a qualidade de vida das pessoas, conseguindo com isto ausência de dor, bem estar físico, psicológico e social e autoestima positiva. Uma boa saúde bucal influencia algumas dessas metas, pois elimina dores na boca e na face, melhora a mastigação, facilita a digestão, comunicação (sorrir e falar), eleva a autoestima e diminui o número de doenças. Podemos afirmar que envelhecer com os dentes naturais saudáveis é sinônimo de qualidade de vida.

Através da boca nos alimentamos e recebemos todos os nutrientes necessários para termos uma boa saúde. A função primordial dos dentes é cortar e triturar os alimentos. A saliva contém enzimas digestivas que ajudam na formação do bolo alimentar. A primeira fase da digestão ocorre na boca.

A maioria das pessoas perde os dentes na terceira idade, porque como as doenças da boca são crônicas (lentas e assintomáticas), é somente nesta fase que as doenças chegam no seu estágio mais avançado levando os idosos a perderem seus dentes.

Diversos estudos mostram uma porcentagem grande de idosos com problemas nutricionais, sendo este o fator que mais prejudica a saúde geral do idoso.
A ausência de dentes leva a pessoa a mudar seu padrão alimentar deixando de comer alimentos nutritivos, consumindo uma alimentação mais pastosa, pobre em nutrientes, rico em açucares e carboidratos, aumentando a incidência de doenças como a diabetes, hipertensão e obesidade e consequentemente prejudicando muito a sua qualidade de vida.

Quanto mais cedo for feita a prevenção maiores as chances de envelhecermos com no nossos dentes naturais.

Um bom dentista, além ser bom tecnicamente falando, ele precisa te motivar, te educar e te ensinar a cuidar da saúde bucal, afinal 50% do sucesso do tratamento depende do dentista e 50% do paciente. E você tem cuidado da sua saúde bucal ? Tem usado diariamente o fio dental e o limpador de lingua ? Somente a escovação não é o suficiente.

Cuide-se, sua saúde agradece !

Até o próximo artigo!

Um abraço,
Dra.Cristiane Tavares

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

Comentários

  1. admin
    17/02/2013

    Obrigada Larissa ! Vou entrar em contato com você. Um beijo

  2. Larissa Mayara Moreira
    15/02/2013

    Olá Dr Cristiane Tavares conhece o sue trabalho atreves de vídeos no yotube enquanto fazia pesquisa para uma mini palestra para o grupo da terceira idade do PSF onde trabalho consegue um bom material de apoio graças as suas palestras e artigos publicados em seu site gostaria de receber noticias, novidades e ate mesmo materiais que pudessem enriquecer as minhas palestras com os grupos da terceira idade, hipertensos, diabéticos, gestantes e crianças gostaria também de saber mais sobre o projeto Turma do bem e se for possível me candidatar a voluntária desde já agradeço muito sua atenção e enorme contribuição para a odontologia preventiva meus parabéns pelo seu ótimo trabalho.

Você também pode gostar de:

Fio dental, usar ou não usar ???

Fio dental, usar ou não usar ???

No dia 04/08/2016 uma matéria no G1 sobre o fio dental me chamou a atenção. Também fui questionada por alguns ...

Categoria: Prevenção das Doenças da Boca

Você sabe o que é erosão ácida?

Você sabe o que é erosão ácida?

A erosão ácida tem me preocupado bastante. Recebo vários pacientes com este problema. E o mais grave é que os danos ...

Categoria: Erosão Ácida

Os riscos do Implante Dentário

Os riscos do Implante Dentário

A odontologia vem evoluindo bastante e temos que concordar que os implantes revolucionaram os tratamentos de pacientes ...

Categoria: Prevenção das Doenças da Boca